Precificação

A precificação de produtos e serviços antes de comercializá-los é essencial. Para que seja bem estruturado, deve ter, por exemplo, relação com o custo de produção, valor agregado, margem de lucro do negócio e outros aspectos importantes.

 

Quando a precificação é definida de forma aleatória, pode acabar impactando o consumidor, que paga um valor maior do que deveria, ou a própria empresa, que pode perder clientes ao cobrar um preço muito elevado ou perder dinheiro se o valor for muito baixo.

 

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Qual a importância da precificação?

 

Mais do que uma estratégia para atrair clientes, aplicar um preço justo em mercadorias e serviços é fundamental para:

 

  • Melhorar os resultados: um produto ou serviço com preço adequado gera lucro e desenvolvimento para a empresa;
  • Enfrentar a concorrência: ter uma política de preço permite saber até onde ir a fim de se manter competitivo;
  • Satisfazer o consumidor: um preço justo é uma das razões para uma pessoa consumir de um determinado estabelecimento;
  • Dar descontos: definir uma margem mínima aceitável faz com que a empresa não tenha prejuízo nas vendas;
  • Pagamento de obrigações: com a precificação correta é possível ter recursos em caixa para custear a operação e, assim, pagar as obrigações relacionadas, como salário e impostos, por exemplo;
  • Direcionar o público-alvo: o preço é uma forma de saber para qual público seu negócio é direcionado.

Como fazer a precificação corretamente?

 

Com o intuito de colocar o preço justo em cada serviço e produto, é necessário considerar os fatores a seguir:

 

  • Valor agregado: significa quanto um produto atende às necessidades do consumidor, permitindo, assim, estabelecer uma relação que o faz entender se o preço é justo ou não.;
  • Custo: são os valores que a empresa gasta para fabricar o produto. Portanto, inclui desde a compra de insumos até os impostos pagos;
  • Concorrência: os preços da concorrência devem, sem dúvida, influenciar o valor final do produto ou serviço. Isso porque, caso o produto de sua empresa tenha um preço muito acima do cobrado pelas outras do mesmo segmento, é provável que o seu venderá menos;
  • Demanda: não está relacionada apenas aos desejos do consumidor, mas também ao valor que ele está disposto a pagar. A definição deve ser feita com base em dados da empresa, pesquisas de mercado, análise do perfil do cliente e avaliação do cenário econômico.

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