PDV

Sigla para ponto de venda, PDV pode ser definido como um local escolhido como ponto de contato entre marca e consumidor. Então, um produto fica exposto de forma permanente e são oferecidas, por tempo limitado, vantagens adicionais aos clientes.

 

Além disso, o ponto de venda é o lugar em que o consumidor manifesta seu comportamento de compra. Dessa forma, a partir do interesse, inicia-se um processo de avaliação e criação de estratégias os interessados. Isso porque, quanto mais tempo o cliente permanece dentro do PDV, maior a chance de efetuar uma compra ou de estreitar laços com a marca.

 

Veja também:

 

Como escolher o local adequado?

 

Antes que seja determinado o lugar que receberá seu ponto de venda é necessário considerar alguns fatores. No entanto, eles variam conforme o público-alvo. São eles:

 

  • Facilidade de acesso: nesse quesito é importante considerar se a região é segura, as opções de transporte público modal e se o estabelecimento é acessível para qualquer pessoa, inclusive deficientes físicos, por exemplo;
  • Perfil demográfico: é preciso entender se o público-alvo está próximo do ponto de venda, seus interesses, renda e comportamento de compra;
  • Visibilidade: uma fachada de destaque, boa iluminação e movimentação frequente são fatores determinantes para procura;
  • Distribuição geográfica da concorrência: é preciso analisar o entorno do possível local. Dessa forma, você evita inserir seu PDV em frente a um concorrente, por exemplo.

O grande desafio de um bom ponto de venda é desenvolver um layout que destaque a qualidade de seus produtos, sem esquecer do conforto e comodidade que devem ser oferecidos aos clientes. Várias empresas podem vender produtos e serviços parecidos, mas, se a sua proporcionar experiências inéditas ao consumidor, sem dúvida terá pontos a favor.

 

Como ter boas vendar no PDV?

 

  • Projeto decorativo: deve estar alinhado com o produto ou serviço que é oferecido;
  • Iluminação: um bom projeto de iluminação, que valorize os produtos expostos, pode ajudar a aumentar as vendas. A luz ideal conduz os olhos dos clientes para o que a marca quer destacar;

Entre em contato